Esim | Serviços Gerenciados de T.I e Segurança da Informação

ESXiArgs Ransomware: O Guia de Recuperação

ESXiArgs Ransomware: O Guia de Recuperação

ESXiArgs é um tipo de ransomware que foi projetado para atacar ambientes virtualizados, especificamente aqueles que rodam em servidores VMware ESXi. Ele criptografa dados e sistemas importantes, tornando-os inacessíveis para a vítima. Os atacantes então exigem um pagamento de resgate em troca da chave de descriptografia, que é necessária para restaurar o acesso aos dados e sistemas afetados.

Em termos simples, o ESXiArgs ransomware é um tipo de software malicioso que infecta e criptografa o ambiente virtual da vítima e exige pagamento pela chave de descriptografia necessária para restaurar o acesso a seus dados.

Se ainda não ouviu falar sobre esse tipo de ransomware e quer previnir seu ambiente contra essa ameaça, de forma simples e objetiva, recomendamos as seguintes melhores práticas que vão previnir ataques de ransomware ESXiArgs:

  1. Mantenha o software atualizado: Aplique regularmente atualizações e patches em seus servidores ESXi para reduzir o risco de exploração de vulnerabilidades conhecidas.
  2. Use software antivírus: Instale e mantenha software antivírus em todas as suas máquinas virtuais para proteger contra infecções por malware.
  3. Implemente backups: Faça backups regulares de seus dados e sistemas e armazene-os em um local seguro e fora do local. Isso permitirá que você restaure seus dados em caso de ataque de ransomware.
  4. Limite o acesso às máquinas virtuais: Limite o número de usuários que têm acesso às máquinas virtuais e certifique-se de que somente aqueles que precisam tenham acesso.
  5. Ative a segmentação de rede: Segregue sua rede virtual em subredes menores e implemente firewalls e outras medidas de segurança para restringir o acesso e impedir o movimento lateral dentro da sua rede.
  6. Treine os funcionários: Eduque seus funcionários sobre os perigos do ransomware e da importância de seguir as melhores práticas de segurança, como não abrir e-mails ou anexos suspeitos.
  7. Monitorar o ambiente: Monitorar regularmente seus servidores ESXi e máquinas virtuais em busca de sinais de atividade suspeita, como tráfego de rede inesperado ou criptografia de grandes quantidades de dados.

Seguindo estas melhores práticas, você pode reduzir o risco de um ataque bem-sucedido de ransomware ESXiArgs e minimizar o impacto potencial de um ataque, caso ocorra.

Se está passando por este problema neste exato momento, separamos informações divulgadas pelo CISA (Agencia de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos Estados Unidos).

A CISA lançou um script de recuperação para organizações que foram vítimas do ransomware ESXiArgs. O ransomware ESXiArgs criptografa arquivos de configuração em servidores ESXi vulneráveis, potencialmente tornando as máquinas virtuais (VMs) inutilizáveis.

A CISA recomenda que as organizações afetadas pelo ESXiArgs avaliem o script e as orientações fornecidas no arquivo README que o acompanha para determinar se ele é adequado para tentar recuperar o acesso aos arquivos em seu ambiente.

As organizações podem acessar o script de recuperação aqui: https://github.com/cisagov/ESXiArgs-Recover

Você tambem pode entrar em contato conosco caso precise de mais informações para manter seu ambiente protegido, sendo através do monitoramento de segurança, treinamento para os seus funcionários, alterações de ambiente recomendadas, e aquisições de softwares para apoiar a sua empresa frente às ameaças.

Gostou do nosso post? Compartilhe ele agora!

Se inscreva em nossa Newsletter

Alguns outros posts...

Quer aumentar a segurança da sua empresa?

Entre em contato conosco agora!

ESXiArgs Ransomware: O Guia de Recuperação

SAIBA COMO VOCÊ PODE MELHORAR A SEGURANÇA DO SEU NEGÓCIO!

Conheça agora práticas ESSENCIAIS para que você fique protegido contra cyber ataques e reduza o risco de ter seu sonho destruído por hackers!

queremos fazer maIS por você.

Quer saber se somos compatíveis?

Há uma alta probabilidade de dar match e seguirmos juntos em parceria.

Preencha o formulário abaixo: